Poeta e artesão caririzeiro recebeu titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba
O poeta e artesão José Nunes Filho, conhecido popularmente como Zé de Cazuza, de 94 anos, natural da Prata-PB, recebeu, na noite da última terça-feira (27), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade, ocorrida no auditório da Reitoria em João Pessoal, foi presidida pela Vice-reitora Liana Filgueira e prestigiada por artistas, professores, admiradores, familiares e amigos do homenageado.
Zé de Cazuza também é conhecido como “Homem Gravador”, por sua capacidade de memorizar versos de cantorias em uma época sem gravadores. Foi graças a essa habilidade que muitos de seus versos foram preservados, evitando que se perdessem ao longo do tempo. Além disso, a publicação do livro “Poetas Encantadores”, na década de 2000, tornou possível a preservação, de forma física, de poemas cujos versos nunca foram documentados.
A honraria, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB em abril deste ano, foi proposta pelo professor Gilmar Leite, do Departamento de Educação do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).
Zé de Cazuza se torna o primeiro poeta vivo a receber a honraria.