Polícia fez duas operação para cumprir mandados em cidades do grande Recife e em Serra Talhada
A Polícia Civil de Pernambuco colocou na rua duas grandes operações na manhã desta sexta-feira (12), para prender policiais militares investigados por formar uma milícia que cometia assassinatos, extorsão e lesão corporal em cidades do Grande Recife. Ao menos, sete policiais foram presos, entre soldados, cabos e sargentos, além de um PM aposentado que já foi vereador de Abreu e Lima.
De acordo com a Polícia Civil, todos os 13 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades do Recife, de Abreu e Lima e de Paulista, na Região Metropolitana, e também em Serra Talhada, no Sertão.
Com investigação iniciada em outubro de 2023, uma das operações se chama Derrama e cumpriu nove mandados de busca e apreensão e nove de prisão. A segunda operação se chama Escudeiros II e teve a investigação iniciada em janeiro de 2019. Foram cumpridos quatro mandados de prisão e três de busca e apreensão domiciliar contra uma associação criminosa que praticava homicídios.
De acordo com o subchefe do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), Jorge Pinto, a milícia existia há mais de 10 anos e se estabeleceu principalmente em áreas mais pobres de Abreu e Lima.