PernambucoPolicial

Pernambuco teve aumento no número de feminicídios no 1º semestre

37 mulheres foram vítimas de feminicídio somente no primeiro semestre deste ano em Pernambuco. O aumento é de 15,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 32 mulheres perderam a vida. As tristes estatísticas reforçam que a cultura machista e o sentimento de posse ainda permanecem muito presentes e matam inocentes no País.

“A maioria das vítimas de feminicídio nunca denunciou algum tipo de violência sofrida, por isso a gente insiste para que as mulheres denunciem no primeiro sinal. Nunca é demais bater nessa tecla”, afirma a delegada Fabiana Leandro, gestora do Departamento de Polícia da Mulher (DPMul).

Apesar do maior número de vítimas estarem na região metropolitana, as outras regiões do Estado também tem números preocupantes. Dos 37 casos de feminicídios registrados pelas autoridades policiais, 16 estão no Grande Recife, metade no Sertão, 7 no agreste e 6 na Zona da Mata.

De janeiro a junho, 26.646 queixas de violência doméstica/familiar foram registradas no Estado. A média diária foi de 148 denúncias. O número é altíssimo, mas a polícia enxerga como positivo. Indica que mais vítimas estão procurando ajuda e a rede de proteção pode agir para quebrar o ciclo de violência.

Deixe seu comentário