NotíciasPernambuco

Ministras anunciam R$ 250 milhões para preservação de acervos históricos, científicos e culturais

As ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), lançaram, durante evento em Olinda nessa quinta-feira (11), um edital de financiamento de projetos voltados para a preservação, o restauro e a digitalização de acervos históricos, científicos e culturais. O investimento total é de R$ 250 milhões.

Intitulada “Identidade Brasil — Infraestrutura e Pesquisa de Acervos 2024”, a chamada pública é destinada a organizações sociais, instituições de pesquisa, públicas ou privadas, e órgãos municipais, estaduais e federais de todo o país. Também podem participar entidades que estão no Cadastro Nacional de Museus.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os recursos devem ser aplicados em estudos, divulgação e restauração de acervos físicos ou digitais.

O lançamento do edital foi realizado durante cerimônia no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro. O documento será publicado na quinta (11), no site da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

De acordo com o MCTI, os investimentos previstos na iniciativa serão repassados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Deixe seu comentário