Itapetinense recebe prêmio das mãos de vice-governadora, presidente da Fundarpe e secretária de Cultura no Recife
O jornalista e criador cultural Jefferson Sousa, natural de Itapetim, recebeu das mãos da vice-governadora Priscila Krause, da presidente da Fundarpe Renata Borba e da secretária de Cultura Cacau de Paula o 1º lugar na categoria Formação do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A cerimônia foi realizada no dia 18 de agosto, no Cinema São Luiz, no Recife.
O projeto premiado foi o jogo educativo Pajeú Encantado – Primeira Versão, um RPG gratuito por turnos que utiliza novas tecnologias para preservar e difundir a poesia popular do Sertão do Pajeú. A iniciativa recebeu nota máxima (100 pontos) e foi considerada um dos maiores destaques da edição, que priorizou o uso de ferramentas digitais como forma de salvaguarda do patrimônio imaterial.
Durante a cerimônia, Jefferson também foi escolhido para representar os demais vencedores com o discurso oficial da premiação. O evento contou ainda com a presença da governadora Raquel Lyra, da deputada estadual Rosa Amorim e de representantes do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC, IPHAN/PE, IAHGP, UFPE e UPE), além da posse dos novos Patrimônios Vivos de Pernambuco.
O jogo, que já alcançou dezenas de milhares de estudantes em escolas e eventos educativos, seguirá sendo ampliado: uma nova versão em 3D está em desenvolvimento e será lançada em breve. Mais informações no Instagram @pajeuencantado.