Exames de imagem mostram o que seu gênero de filmes favorito revela sobre seu cérebro
A preferência para filmes de uma pessoa diz muito sobre como seu cérebro funciona, é o que dizem as evidências encontradas por pesquisadores alemães em um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Behavioral Neuroscience.
A equipe mostra a maneira como se dá a atividade cerebral dos participantes de acordo com suas experiências cinematográficas favoritas.
A equipe analisou a amígdala, que é responsável por processar e regular emoções, assim como guardar memórias, e a atividade neuronal do nucleus accumbens, conhecido como o centro de recompensa no cérebro.
Junto a ativação destas áreas, foram comparados os gostos por filmes dos gêneros: policial, thriller (suspense), ação, comédia ou documentário.
Os resultados mostraram que os fãs de filmes de ação e comédias tendem a reagir de forma intensa a estímulos emocionais negativos, já aqueles que preferem documentários ou filmes policiais e thrillers demonstram uma reação emocional significativamente mais amena.
Curiosamente, a mesma atividade cerebral foi encontrada em pessoas que preferem filmes de comédia. A hipótese da equipe é que ambos os grupos consideram fortes estimulações emocionais algo atraente.
Já para o grupo com tendência a escolher menos estímulos, os documentários ou filmes policiais e thrillers, os dados mostraram algo diferente.
Para chegar a estas conclusões, os cientistas convidaram 257 pessoas para a pesquisa. Todos forneceram informações sobre suas preferências de filmes.
A partir disso, a atividade cerebral dos participantes foi analisada usando imagens de ressonância magnética funcional (fMRI).
Quando a explicação científica para as diferenças encontradas na ativação das duas áreas do cérebro estudadas pela equipe, segundo os autores, a resposta pode estar na definição dos gêneros de filme.
Com informações da Folha PE