Regional

Torre da Igreja matriz de Itapetim virou tema de filme

O documentário “A Torre de Itapetim”, dirigido por Jefferson Sousa e produzido por José Robernito, explora a rica e entrelaçada relação entre a cidade de Itapetim, e a sua Igreja Matriz qe tem como padroeiro São Pedro, cuja torre imponente é símbolo de história, fé e identidade.

Com relatos do Padre Jorge Dias e do historiador Tontonho Machado, o filme desvenda a influência da construção da torre não apenas na arquitetura e religiosidade, mas no próprio crescimento social, econômico e cultural da cidade.

Ao entrelaçar memórias e imagens de arquivo, o filme revela uma Itapetim onde cada habitante possui uma história, uma verdade própria sobre o valor da torre, num testemunho de que essa construção vai além do concreto.

O filme terá estreia na Sérvia no International Festival of Ethnological Film no segundo semestre de 2025.

Nesta quarta, dia 30 de outubro, às 19h, o filme terá sua pré-estreia na EREM Teresa Torres, em itapetim. O público prioritário será composto por estudantes e professores da instituição.

A estreia nacional ocorrerá entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2025, em São José do Egito-PE, integrando a programação da Festa de Louro 2025.

Como o filme é recém-finalizado, ele está em processo de análise em diversos outros festivais dentro e fora do Brasil podendo, a qualquer momento, ter novas datas e locais de estreias a serem anunciadas.

Deixe seu comentário