Teto da igreja de Nossa Senhora da Conceição no Recife já desabou há mais de 20 anos
O desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que aconteceu na última sexta-feira (30) e deixou dois mortos e 25 feridos, não foi o primeiro acidente ocorrido no local. O teto dessa mesma igreja localizada na Zona Norte do Recife, havia desabado em 2002 durante uma demolição. O templo religioso já teve outros problemas e acidentes.
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, começou a se consolidar como lugar de contemplação à imagem de Nossa Senhora em 1904, quando, no mês de dezembro, a imagem da santa chegou ao morro, no bairro de Casa Amarela. A imagem de 3,5 metros, pesando 1.840 quilos, veio da França de navio e foi restaurada duas vezes em 120 anos: em 2001 e em 2014.
O primeiro espaço de celebrações foi a torre, localizada em frente ao templo atual, construída em 1906, e substituída apenas na década de 1970. Ao todo, quatro igrejas foram erguidas no Morro da Conceição desde 1904. A primeira, era uma capela, inaugurada em 1974 pelo então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara.
Até o final dos anos 1980, um grande pátio separava o monumento da igreja e deixava a interação entre os fiéis e a santa mais distante. No início da década de 1990, o governo de Pernambuco pagou uma reforma no templo que custou 23 milhões de cruzeiros – a moeda vigente no Brasil da época. Atualizado para os valores atuais, o valor seria de R$ 1,6 milhão.
Em junho de 2002, o telhado desabou durante a demolição. Cinco homens trabalhavam na laje no momento da queda. Eles ouviram um barulho e correram;
As estruturas instaladas foram pré-moldadas e, durante a obra, as missas foram celebradas num espaço improvisado ao ar livre;
O novo santuário foi inaugurado em 8 de agosto de 2008, com capacidade para mil pessoas sentadas;
O templo tem acabamento em granito e paredes de vidro na entrada, nas laterais e por trás do altar, que permitem a visão da imagem da santa de todos os ângulos, dentro e fora do espaço.
A obra custou R$ 2,7 milhões, valor doado por empresas particulares;
Com o novo modelo arquitetônico, a igreja ficou perto da imagem de Nossa Senhora. A torre original foi mantida na frente da nova construção;
Treze anos depois, em 2021, o teto da nova igreja apresentou infiltração e parte da estrutura enferrujou;
Parte do gesso superior caiu e foi necessário isolar o espaço para evitar acidentes. O telhado da torre também apresentou os mesmos problemas;
Em 2024, o santuário de Nossa Senhora da Conceição passou por outra reforma. Desta vez, foram instaladas placas para geração de energia solar que ajudariam na climatização do interior da igreja.
A instalação das placas solares foi concluída poucos dias antes do desabamento do teto da igreja, na sexta-feira (30).
Com informações do G1 PE