Educação

São José do Egito supera médias nacional e estadual em índice de alfabetização

A terceira maior cidade do Pajeú registrou uma melhora significativa na alfabetização de crianças, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). O levantamento, referente ao ano de 2024, revela que 73% dos alunos foram alfabetizados na idade certa, superando os 67% registrados em 2023.

A evolução representa um crescimento de mais de 6 pontos percentuais em relação à última medição e coloca São José do Egito entre os municípios com melhor desempenho da região. Os dados fazem parte do sistema de monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política pública do Ministério da Educação que acompanha o processo de alfabetização em todo o país.

A média nacional é de que apenas 59,2% das crianças das redes públicas de ensino de todo  Brasil, foram alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental, nesse quesito São José do Egito supera e muito a média nacional.

Na avaliação por níveis, São José do Egito obteve o Nível 4, enquanto a média do Estado de Pernambuco ficou no Nível 3, demonstrando que o município também está acima da média estadual no cumprimento das metas.

Para os próximos anos, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu metas progressivas, com o objetivo de alcançar 100% de alfabetização até 2030.

O bom desempenho egipciense é resultado de ações pedagógicas contínuas, investimentos em formação docente e acompanhamento mais próximo do processo de aprendizagem nas escolas municipais.

 

Deixe seu comentário