Natureza

Pesquisadores descobrem nova espécie de cupim no Sertão da Paraíba

Pesquisadores descobrem nova espécie de cupim no Sertão da Paraíba Pesquisadores paraibanos descobriram uma nova espécie de cupim em Catolé do Rocha, no Sertão do estado. A descoberta do “Triclavitermes catoleensis”, que recebeu o nome em homenagem ao município, é fruto de anos de estudos no Laboratório de Termitologia (LabTermes) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Tipicamente nativa da Caatinga, a nova espécie de cupim identificada no Sertão da Paraíba não possui potencial de praga urbana e tem um papel ecológico importante para o bioma, atuando como decompositor de matéria orgânica, segundo os pesquisadores. O nome do gênero faz referência a ornamentação da armadura da espécie, que lembra armas medievais.

A primeira amostra da nova espécie de cupim foi coletada no ano de 2000, no distrito de São José da Mata, em Campina Grande. Após a coleta, os pesquisadores analisaram características morfológicas detalhadas, constatando que se tratava de um novo gênero e espécie de cupim. Agora, somente 25 anos depois a espécie foi descrita em Catolé do Rocha com base em coletas realizadas em várias expedições de campo, em localidades da Paraíba e de outros estados do Nordeste brasileiro.

O coordenador da pesquisa, professor Doutor Alexandre Vasconcellos, afirma que a descrição de uma nova espécie é importante para preencher lacunas sobre a diversidade da fauna de cupins brasileira e, principalmente, nordestina. Segundo ele, a biodiversidade da espécie no Brasil é uma das maiores do mundo, mas ainda pouco estudada.

Deixe seu comentário