OAB inicia planejamento estratégico para 2026 com foco em diálogo, escuta ativa e fortalecimento da advocacia
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional de São José do Egito iniciou, neste início de ano, um amplo processo de planejamento institucional voltado às ações de 2026, com foco na avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2025, na correção de gargalos e no fortalecimento da atuação da advocacia na região do Sertão do Pajeú.
Sob a presidência da advogada Hérica Nunes Brito, a Subseccional deu início a uma série de reuniões internas, começando pela Diretoria, seguidas por encontros com o Conselho, coordenações de comissões temáticas, fiscalização profissional, agilização processual, representantes da CAAPE e da ESA, colaboradores, com o objetivo de alinhar estratégias, revisar fluxos de trabalho e estruturar as ações do próximo ano.
De acordo com a presidente, o momento é de avaliação responsável e planejamento qualificado.
“Estamos fazendo um balanço criterioso de 2025 para identificar onde avançamos, onde precisamos corrigir rotas e como podemos entregar ainda mais à advocacia e à sociedade em 2026”, destacou.
Entre as principais iniciativas previstas está a retomada das visitas institucionais aos escritórios das cinco cidades jurisdicionadas — Brejinho, Santa Terezinha, Tuparetama, São José do Egito e Itapetim — já a partir de fevereiro. A proposta é promover uma escuta ativa da classe, identificar demandas locais e construir soluções conjuntas.
“Precisamos ouvir a advocacia de perto, entender suas dificuldades e buscar, junto aos demais órgãos, caminhos para superá-las. A OAB é um sistema de entregas, baseado no diálogo e na cooperação institucional”, afirmou Hérica.
Outro destaque do planejamento é a implementação, a partir de maio, de um novo projeto educacional voltado aos estudantes de Direito e bacharéis, com a realização de aulões preparatórios para o Exame de Ordem na sede da Subseccional, coordenados pelas Comissões Temáticas. A iniciativa dá continuidade ao sucesso do projeto “OAB Vai à Faculdade”, desenvolvido no último ano.
Além disso, em março, a OAB São José do Egito realizará um giro institucional junto aos poderes Executivo e Legislativo, órgãos do sistema de justiça, como Judiciário, Ministério Público, Defensoria e forças de segurança, além das entidades da sociedade civil organizada e intuições financeiras, com base nas demandas apresentadas pela advocacia durante as visitas aos municípios.
Paralelamente, a presidente também cumpre agenda institucional junto à OAB Pernambuco, participando, entre os dias 03 e 05 de fevereiro, de reuniões com a Presidência e demais órgãos da Seccional, reforçando o alinhamento da gestão local com a estadual.
“A nossa gestão é totalmente integrada à OAB Pernambuco. Esse diálogo permanente fortalece a advocacia em todas as regiões do Estado”, ressaltou.
Com planejamento, diálogo e escuta qualificada, a OAB São José do Egito reafirma seu compromisso com o fortalecimento da classe, a defesa das prerrogativas profissionais e a promoção da cidadania em todo o Sertão do Pajeú.





