Tecnologia

Nova geração do ChatGPT promete ser ‘mais humana’ e com menos alucinações

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (7) o GPT-5, a nova versão do modelo de linguagem usado no ChatGPT. A empresa afirma que o sistema está mais natural nas conversas, reconhece melhor suas limitações e apresenta avanços em programação.

GPT é a sigla em inglês para Transformador Generativo Pré-treinado, um modelo de linguagem treinado por inteligência artificial para simular o raciocínio humano.

Segundo a OpenAI, o GPT-5 é menos “efusivamente agradável” e usa menos emojis desnecessários nas interações. Também é mais sutil e atencioso nos acompanhamentos, em comparação com o GPT-4o.

Segundo a empresa, o GPT-5 começa a ser disponibilizado hoje para todos os usuários do ChatGPT, incluindo aqueles que não assinam o serviço, embora tenha limitação de uso diário. Nos demais planos, os assinantes terão acesso mais completo às novas versões do modelo de linguagem.

No lançamento do GPT-4, o modelo ficou restrito aos assinantes do plano Plus, que custa cerca de R$ 100 por mês.

A Microsoft, parceira da OpenAI, também anunciou que está integrando o GPT-5 a vários de seus produtos, incluindo o Copilot. A disponibilidade para usuários da IA da Microsoft começa nesta quinta e, segundo a empresa, o modelo será liberado para usuários sem assinatura nas próximas semanas.

Deixe seu comentário