Medicamento reduz colesterol ruim e previne doenças cardíacas

Mudanças no estilo de vida e alimentação saudável são essenciais para a prevenção de problemas cardíacos. Mas, para quem já tem os níveis de colesterol alto e grande risco cardiovascular, as estatinas costumam ser um importante aliado.
As estatinas são um tipo de medicamento comumente prescrito para reduzir os índices do colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim. Elas inibem a secreção de uma enzima no corpo que é responsável pela produção do colesterol no fígado, o que faz com que os níveis de LDL no sangue caiam.
O LDL é responsável por transportar o colesterol das células do fígado para outras partes do corpo. Em excesso no sangue, ele pode se acumular nas paredes das artérias, formando placas e aumentando o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).
Além da redução dos níveis de colesterol, as estatinas também têm outros efeitos positivos como:
• Redução da inflamação nas artérias
• Estabilização das placas de gordura, diminuindo o risco de ruptura e infarto
• Redução do risco de doenças cardiovasculares
Um estudo publicado em dezembro de 2025 na revista científica “Annals of Internal Medicine” também mostrou que esse medicamento é capaz de reduzir significativamente o risco de mortalidade em adultos com diabetes, independentemente do risco cardiovascular.





