Curiosidade

‘Me ajude por favor’, ‘Receba na caixa dos peitos’ e ‘Macarrão é massa’: veja nomes inusitados usados por candidatos em PE

Quando se ouve “Wolverine” e “Homem-Aranha”, a maioria das pessoas pode até lembrar dos grandes heróis do cinema. No entanto, nas eleições municipais de 2024, foram apenas dois dos diversos nomes inusitados escolhidos para serem usados nas urnas por candidatos em Pernambuco.

Apesar de parecer estranho, os candidatos têm a liberdade criativa para escolher um nome político. Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o nome deverá ter, no máximo, 30 caracteres. E pode ser um nome abreviado, sobrenome, cognome, apelido ou nome pelo qual o candidato é conhecido, desde que “não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente”.

Nesse contexto, criatividade é o que não falta. Para chamar a atenção de eleitores, muitos apostaram em nomes exóticos e até mensagens no registro. Neste ano, alguns conseguiram o resultado esperado e se elegeram. Para outros, a estratégia não deu certo, pois não receberam os votos necessários para ocupar o cargo ao qual se candidataram.

Um dos bem-sucedidos foi Erivaldo Severino Bezerra, que, para o eleitor, é simplesmente Beba Água (PSB). Em 2025, Beba Água será o novo prefeito de Betânia, no Sertão do estado.

Em Olinda, no Grande Recife, Moisés Ferreira da Silva até tentou deixar um pedido para os eleitores ao escolher o nome Me ajude por favor (PSDB), mas também não foi eleito. Assim como Receba na caixa dos peitos (Agir), nome escolhido por João Joaquim da Silva em Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, que alcançou a suplência.

Alguns candidatos também apostaram em homenagens a artistas e personagens. Em Jaqueira, no Agreste de Pernambuco, Homem-Aranha (PSD) recebeu uma boa notícia: após duas eleições municipais tentando entrar no Poder Legislativo, ele conseguiu ser eleito vereador. Entretanto, não se trata do famoso personagem dos quadrinhos e filmes da Marvel, e sim do servidor público José Clebison Silva dos Santos.

Com informações do G1 PE

Deixe seu comentário