Justiça Federal assume Operação Integration, que investiga Deolane Bezerra e Esportes da Sorte

O juiz Cesar Arthur Cavalcanti de Carvalho, da 13ª Vara Federal de Pernambuco, decidiu transferir para a responsabilidade da Justiça Federal a Operação Integration, que investiga a empresária e a influenciadora Deolane Bezerra; a mãe dela, Solange Alves Bezerra; e a casa de apostas Esportes da Sorte, entre outros. A operação apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro proveniente de jogos de azar.
Na decisão, o juiz federal Cesar de Carvalho acolheu a tese da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital, que declarou a incompetência da Justiça Estadual diante de possíveis crimes de repercussão internacional, em julho.
A decisão foi tomada após análise dos 37 procedimentos remetidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Segundo o magistrado, o conjunto de indícios reunidos na investigação revela que a atuação das empresas e pessoas citadas ultrapassa o âmbito estadual.
Cesar de Carvalho afirmou que há elementos que apontam para “pretensa prática de outros ilícitos, de competência da Justiça Federal, com destaque para a evasão de divisas, crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, constituição e integração de organização criminosa”.
Apesar do reconhecimento, o juiz federal apontou que o processo foi encaminhado de forma integral, porém, a competência para julgar a contravenção penal de exploração do jogo do bicho é da Justiça estadual. Em razão disso, foi determinado o desmembramento de parte do processo para ser apurado pelo TJPE.





