Tecnologia

Instagram e Facebook vão usar reconhecimento facial para barrar anúncios falsos com celebridades

O Instagram e o Facebook vão começar a testar um sistema de reconhecimento facial para bloquear anúncios falsos com rostos de celebridades e figuras públicas. O objetivo é barrar postagens usadas como isca para golpes, fraudes e venda de produtos.

Além do novo filtro para propaganda fake, o reconhecimento facial também será aplicado para os usuários das redes em uma ferramenta para ajudar na recuperação de contas hackeadas. Os novos recursos de segurança foram apresentados pela Meta nesta segunda-feira.

Ao adotar o reconhecimento facial, a Meta volta a aplicar a tecnologia três anos após decidir interromper seu uso, diante da pressão de reguladores e de preocupações com a privacidade dos usuários. Em julho, a gigante das redes sociais foi multada em US$ 1,4 bilhão, no Texas, por causa do uso indevido da tecnologia. Desde 2021, a empresa interrompeu o sistema que reconhecia rostos no Facebook, por exemplo.

Durante o anúncio do retorno do sistema, nesta segunda-feira, a big tech frisou que as informações de reconhecimento facial não serão armazenadas. A Meta também destacou que o sistema não será testado na União Europeia e no Reino Unido, regiões em que reguladores têm pressionado a companhia.

Deixe seu comentário