Exercício militar no Rio Grande do Norte pode ser visto zona rural de Itapetim
Um treinamento militar, promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio Grande do Norte, envolvendo 17 países chamou a atenção de moradores da zona rural de Itapetim.
As manobras de caças e aeronaves militares, foram vistas por moradores dos sítios Lage do Agostinho e Gameleira que, mesmo distante, conseguiram registrar algumas manobras no céu, feita pelos militares.
O Cruzex reúne cerca de 3,6 mil militares de 17 nações, incluindo o Brasil e outros 16 países como Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França e Suécia, além de mais de 100 aviões de combate. Entre as aeronaves, o evento destaca a presença dos caças F-39 Gripen, recém-adquiridos pela FAB, capazes de alcançar até 2.400 km/h. Sete unidades do modelo estão participando das operações em Natal.
Para a organização, o objetivo principal é possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre as forças militares dos países participantes, reforçando a cooperação internacional em defesa. O evento, considerado o maior do tipo na América Latina, segue até o dia 15 de novembro.