Pernambuco

Deputados aprovam alteração no Programa Ganhe o Mundo e estudantes poderão viajar após completar ensino médio e 18 anos

Deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (15) um projeto de lei que altera, de maneira extraordinária, o regulamento do Programa Ganhe o Mundo, que concede bolsas de intercâmbio no exterior a estudantes da rede pública de ensino.

Com isso, estudantes aprovados no edital de 2024, que ainda não viajaram por problemas administrativos ou logísticos, serão autorizados a embarcar em 2026. Isso é válido mesmo se os alunos tiverem concluído o ensino médio ou completado 18 anos, dois fatores excludentes para a participação no projeto.

O projeto é de autoria dos deputados Renato Antunes (PL) e Rodrigo Farias (PSB). Segundo eles, os estudantes viajariam para o exterior em 2025, mas, “por motivos alheios à sua vontade, tiveram o embarque adiado”.

Ao todo, 243 jovens preenchiam o requisito etário e tinham, no ato da inscrição, até 16 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Entretanto, com o adiamento das viagens, esses estudantes já teriam completado 18 anos quando viajassem e isso os tornaria inelegíveis para o programa.

Deixe seu comentário