Conta de luz fica mais cara após Aneel aprovar reajuste e anunciar bandeira amarela a partir de maio
A conta de luz vai ficar mais cara em Pernambuco, a partir de maio. Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste de 0,61% no valor médio da tarifa cobrada pela Neoenergia. A medida foi tomada poucos dias depois que o órgão federal anunciou bandeira amarela em todo o país
O reajuste afeta mais de 4,1 milhões de pessoas e já se reflete na fatura do próximo mês. Porém, para os clientes de alta tensão, que são as indústrias e as unidades comerciais, a tarifa vai baixar.
A mudança entrou em vigor na terça-feira (29). Os percentuais de aumento anunciados pela Aneel serão aplicados da seguinte forma:
• Os consumidores de baixa tensão, maioria dos clientes residenciais, terão um aumento médio de 3%;
• Os consumidores de alta tensão, que são as indústrias e as unidades comerciais de médio e grande portes, terão redução de 7,1%.
De acordo com a Neoenergia, os consumidores residenciais representam 99% dos clientes da distribuidora de energia. A concessionária informou, ainda, que o aumento também vale para as famílias de baixa renda, que têm direito à Tarifa Social — benefício que garante 65% de desconto na conta.