Cidadão paz pedido para instalação de afiliada da TV Globo em Patos, mas Ministério Público arquiva solicitação
Um episódio inusitado foi registrado recentemente no Ministério Público da Paraíba (MPPB). Um cidadão protocolou uma representação oficial solicitando que a TV Globo instalasse uma afiliada no município de Patos, no Sertão paraibano. O pedido, considerado curioso e sem precedentes no estado, acabou sendo indeferido e arquivado pelo órgão ministerial.
De acordo com o Extrato de Promotoria nº 001.2023.028939, publicado no Diário Oficial do Ministério Público em 14 de abril de 2025, o cidadão recorreu de uma decisão anterior que já havia determinado o arquivamento da solicitação. Na representação, ele solicitava a adoção de medidas administrativas para viabilizar a criação de uma nova emissora afiliada da Globo com sede na cidade de Patos.
Atualmente, a Globo possui duas afiliadas na Paraíba: a TV Cabo Branco, com sede em João Pessoa, e a TV Paraíba, sediada em Campina Grande. Ambas cobrem as principais regiões do estado, mas, segundo o requerente, Patos carece de cobertura jornalística específica, o que motivou o pedido.
Apesar do apelo, a Promotoria concluiu que a matéria não apresenta lesão a direito ou interesse coletivo que justifique a intervenção do Ministério Público. O recurso interposto pelo cidadão foi desprovido, e o arquivamento da solicitação foi homologado pelo 5º Conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público, Francisco Glauberto Bezerra.
Com informações do Patos Online