Campeonato Pernambucano da primeira divisão só tem 8 equipes, nenhuma do Sertão
A principal competição do futebol estadual, na sua edição deste ano não tem nenhum time do Sertão, pela primeira vez em 30 anos, nem as tradicionais equipes de Caruaru, estão na elite do futebol pernambucano atualmente.
O sertão é a única região fora da capital a ter um time campeão estadual, feito alcançado pelo Salgueiro em 2020. A última vez que os clubes sertanejos ficaram fora da Primeira Divisão foi em 1996.
Nessa quarta (28), o campeonato chegou a sua 6ª rodada e apesar de perder, o Naútico se manteve na liderança com 15 pontos, Sport com 11 e Retrô com a mesma pontuação completam a classificação dos 3 primeiros colocados.
Santa Cruz, Decisão que já foi de Sertânia e atualmente está em Goiana, Maguary de Bonito, Vitória da cidade do mesmo nome e Jaguar de Jaboatão completam a tabela.
Últimos representantes sertanejos na elite, Petrolina e Afogados foram rebaixados em 2025. Maior equipe da região e dono do único título Pernambucano do interior, o Salgueiro jogou a primeira divisão 17 vezes. A primeira, em 2006. Em 2008 o Carcará retornou e só deixou a disputa em 2024, quando abriu mão de participar alegando problemas financeiros. Além do título de 2020, o clube fez história ficando dez vezes seguidas entre os quatro melhores, sendo finalista em 2015, 2017 e no histórico 2020.





