Advogado egipciense rompe barreiras e disputa vice-presidência da OAB Pernambuco
Em um movimento que promete marcar a história da OAB Pernambuco, o advogado Rodrigo Piancó, natural de São José do Egito, desponta como candidato a vice-presidência da Ordem, ao lado de Fernando Santos Júnior, atual presidente da OAB Caruaru e candidato à presidência. Ambos trazem um olhar comprometido com a realidade dos advogados do interior, especialmente dos que vivenciam os desafios diários da profissão.
Para Piancó, essa experiência no Sertão do Pajeú fortalece sua visão de uma advocacia próxima das necessidades reais da classe. “É muito fácil fazer a política da Ordem quando se está ladeado por advogados não apenas com muita experiência, mas principalmente porque são advogados os quais chamamos de verdadeiramente militantes: advogados e advogadas que vão aos fóruns, fazem audiências, vão a cadeias, presídios, enfim, advogados que vivem a advocacia e toda sua dificuldade. É da advocacia que luta por um alvará, da advocacia que muitas vezes passa dificuldade para fechar as contas no final do mês,” afirmou.
Com o objetivo de construir uma OAB que realmente apoie esses profissionais, Piancó destacou que a candidatura dele e de Fernando Jr. visa, conhecendo de perto essa realidade, encontrar formas de a Ordem auxiliar os advogados e advogadas, sobretudo os jovens, que mais necessitam desse suporte.
“Espero e torço muito para que a nossa advocacia pernambucana militante entenda o recado. Acima de tudo, desejo que toda a advocacia do interior, especialmente meus amigos e amigas do Pajeú, possa apoiar esse projeto, mostrando a força que nos une. Queremos fazer da OAB estadual uma instituição plural, vocacionada a olhar pela advocacia real, a advocacia militante,” finalizou Piancó.