Legal

Menor cidade do Grande Recife, lança moeda social para estimular comércio local

Com pouco mais de 19 mil habitantes, Araçoiaba passou a contar com uma moeda própria. Com circulação exclusiva no município, a Caiana tem o mesmo valor do real e já é aceita em quatro estabelecimentos comerciais.

A iniciativa busca fortalecer a economia local e facilitar o acesso a produtos e serviços na cidade, que não possui agência bancária e conta com apenas um caixa eletrônico de um único banco

Muitos moradores acabam sacando e gastando o dinheiro em cidades vizinhas, como Igarassu, também no Grande Recife, e Carpina, na Zona da Mata Norte. A moeda social foi criada para tentar reter esses valores na cidade.

O nome “Caiana” faz referência à região, conhecida pela plantação de cana-de-açúcar. A troca do real pela moeda local pode ser feita no Banco de Araçoiaba, uma associação sem fins lucrativos. As cédulas são de 1, 2, 5, 10 e 20 Caianas.

A iniciativa faz parte do programa “Desafios.Gov”, uma parceria entre a Fundação de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado (Secti). Araçoiaba é o primeiro de Pernambuco a receber esse projeto.

A impressão é feita em uma gráfica especializada em papel-moeda, localizada em São Paulo, que também produz para outras cidades de Minas Gerais. Os estabelecimentos contam com equipamentos para verificar a autenticidade das notas, que possuem marca d’água com a palavra “Original”.

Deixe seu comentário