Saúde

SUS vai oferecer novo teste para diagnosticar câncer de colo de útero em todo o país até o fim de 2026

O exame do papanicolau, que é feito para diagnosticar câncer de colo de útero, passa a ser substituído por uma técnica mais rápida e precisa, de acordo com o Ministério da Saúde. O lançamento do procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) acontece nesta sexta-feira (15) no Recife e estará disponível em todo o país até o fim de 2026, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em entrevista ele afirmou que, com o novo teste, as mulheres só precisam fazer o rastreio da doença a cada cinco anos, em vez do prazo atual de três anos

O papanicolau é um exame que coleta células do colo do útero e detecta se há sinais de câncer ou de pré-câncer na região. O novo exame para prevenir câncer de colo de útero é um teste molecular.

Enquanto o papanicolau identifica células já com alterações no útero, o outro modelo age antes, no início do problema, identificando se a paciente tem HPV, mais precisamente o DNA do vírus.

Ainda segundo Padilha, o câncer de colo de útero é o que mais mata mulheres no Norte e no Nordeste do Brasil. A meta é cumprir o que está previsto em lei, que é diagnosticar a doença em 30 dias e, em até 60 dias, dar início ao tratamento.

Também para Pernambuco, o ministro anunciou a chegada de novos equipamentos para o tratamento do câncer pelo SUS. A tecnologia será disponibilizada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos, e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc-UPE), em Santo Amaro, bairros localizados no Centro do Recife.

Deixe seu comentário