Política

Apoio de prefeitos não garante reeleição, diz João Campos em entrevista a Vilabela FM

O prefeito do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos (PSB), minimizou o impacto do número de prefeitos que já declararam apoio à governadora Raquel Lyra (PSD) para as eleições de 2026.

Em declaração ao comunicador Francys Maya, na Vilabella FM, João afirmou que respeita os colegas gestores municipais, mas lembrou que o apoio institucional nem sempre reflete a vontade popular.

A tese é de que, em eleições passadas, tanto Miguel Arraes quanto Jarbas Vasconcelos concentravam o apoio da maioria dos prefeitos à época, mas não conseguiram se reeleger ao Governo de Pernambuco.

Para muitos, o caso de Arraes, derrotado por Jarbas em 1998, e o de Jarbas, superado por Eduardo Campos em 2006, ilustram como o apoio institucional não necessariamente se converte em votos.

A fala de João Campos vem em meio ao crescimento das articulações políticas no estado, com Raquel Lyra buscando consolidar sua base de apoio entre os prefeitos.

Apesar do movimento, o prefeito socialista aposta no sentimento popular e no legado político do PSB em Pernambuco. Para ele, “a força do voto direto é determinante e não pode ser substituída por acordos de bastidores”.

Deixe seu comentário