São José do Egito

Morre professora que deixou bonito legado na educação egipciense

Maria Judite Costa Lima, faleceu na manhã deste sábado (19), aos 92 anos, de causas naturais, em São José do Egito. Ela deixa 3 filhas, 9 netos, 8 bisnetos e um legado gigantesco na educação egipciense.

Professora Judite concluiu o curso de magistério em 1963, mas somente cinco anos depois, em 1968 começou a lecionar no sítio Olho D’Água, na Escola Izidro Praxedes, alfabetizou crianças e ajudou muitas pessoas.

Para os estudantes que não tinham roupa ou calçado para ir à escola, ela comprava retalhos e confeccionava umas “fardinhas”. Judite também arrecadava doação de calçados e distribuía com quem não tinha.

Foi pioneira na ação de reciclar, pois precisava de utensílios para distribuir a merenda, aí ela usava latas descartáveis e “promovia eventos” para a compra de material escolar também.

Dona Judite é filha de Manoel da Costa, um personagem muito importante na história de São José do Egito, especialmente do Povoado de Curralinho, a Escola da comunidade leva o seu nome, ele também contribuiu diretamente na construção da Capela de São Sebastião, padroeiro de Curralinho.

O corpo de Judite Costa está sendo velado na casa de uma de suas filhas, Joana Darc do cartório, que fica na Avenida Transbinhas, em frente ao posto Almeida, até o inicio da manhã deste domingo (20), de onde será levado para a Capela de Curralinho e posteriormente sepultado no Cemitério da comunidade as 09h da manhã.

Nossos sentimentos à família e nosso reconhecimento a dedicação de Dona Judite em busca de mudar a vida das pessoas, pela educação.

Deixe seu comentário