Saúde

Método inovador desenvolvido no interior de SP apresenta redução da dor na coluna em 75% dos casos

Uma pesquisa científica desenvolvida no Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) traz um método inovador para tratar dor na coluna, um mal que atinge cerca de 80% da população mundial.

O método de fisioterapia reúne quatro técnicas já desenvolvidas e consolidadas cientificamente e aplicadas concomitantemente. O resultado já foi apresentado em congressos da área de osteopatia no Brasil e aguarda a validação para buscar a atenção de cientistas no Japão.

A Sequência Pedroso, desenvolvida pelo osteopata e pesquisador Raphael Aparecido Geradin Pedroso, ex-aluno do Colégio Brasileiro de Osteopatia, aborda “técnicas manipulativas de cervical alta, diafragma, pelve e pé no tratamento da dor lombar inespecífica”, envolveu 24 colaboradores do HRP-Unicamp e mais seis pessoas do Instituto Motive, com faixa etária ampla variando de 18 a 65 anos, e que não passaram por cirurgias na coluna.

O resultado apontou uma melhora significativa da dor em 75% dos casos estudados e aumento de 15% na mobilidade física. Pesquisa, iniciada por um questionário com 25 perguntas para mensurar a dor de cada participante foi finalizada neste ano. A pesquisa foi orientada por Eduardo de Latorre Fusatto, fisioterapeuta osteopata e professor do Colégio Brasileiro de Osteopatia.

Cerca de 80% da população mundial já sofrem ou terão dores na coluna, conhecida também como lombalgia. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) projetam ainda que, em 2050, a patologia atingirá cerca 800 milhões pessoas no mundo.

Com informações do G1 

Deixe seu comentário