Saúde

Síndrome do Ovário Policístico atinge de 6% a 10% das mulheres

Dificuldade para engravidar, menstruação irregular e aparecimento de pelos no rosto e no corpo. Esses são alguns sintomas causados pela Síndrome do Ovário Policístico (SOP), um distúrbio hormonal que atinge de 6% a 10% de mulheres em idade fértil com problemas hormonais, como o excesso da produção de insulina pelo pâncreas.Não existe um único fator causador da doença.

Além do crescimento de pelos, ocasionados por hiperandrogenismo, que é caracterizado pelo desequilíbrio de hormônios masculinos no corpo da mulher, a síndrome também apresenta outros sinais. São eles: o ganho de peso, alterações de humor, depressão, ansiedade, insônia e dor de cabeça intensa.

O diagnóstico é realizado através do histórico apresentado pela paciente, que geralmente está relacionado aos sintomas citados acima.

Além disso, a SOP pode ser identificada por exames de imagem, como ultrassom, e exames hormonais. Existem múltiplas opções de tratamento, mas a abordagem é escolhida de acordo com o objetivo da paciente e pelas manifestações clínicas apresentadas.

Apesar de muitas mulheres que sofrem com a síndrome se preocuparem com o surgimento de outras doenças, como o Câncer de Mama, o especialista garante que, primeiramente, os dois problemas de saúde não estão relacionados um com o outro.

Com informações do Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário