Saúde

Padilha diz que governo é contra quebra de patente do Mounjaro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na terça-feira (10) que o governo federal não apoia a quebra da patente dos medicamentos Mounjaro e Zepbound, indicados para controle do diabetes tipo 2 e obesidade. Segundo ele, a gestão segue o posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ainda não debateu o tema.

A declaração do ministro ocorre após a Câmara dos Deputados aprovar a urgência do projeto de lei que prevê a quebra da patente do Mounjaro e Zepbound. Isso significa que a matéria não precisa passar por comissões da Casa, podendo ser votada diretamente no plenário. Se aprovado, o projeto segue para análise no Senado Federal e, por fim, é enviado para sanção presidencial.

Embora seja contra a quebra da patente, Padilha disse que o governo pretende atuar em outras frentes para tornar os medicamentos mais acessíveis à população. Ele citou o edital aberto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para empresas interessadas em buscar o registro do genérico do Ozempic — também indicado para diabetes e obesidade —, cuja patente vencerá em março.

Com informações do SBT News

Deixe seu comentário