Brasil

Violência contra a mulher cresce quase 70% em fins de semana e feriados prolongados

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, mostra que, em finais de semana e feriados, os casos de feminicídio ou tentativas de feminicídio aumentam quase 70% (67%) no Brasil.

Enquanto em dias úteis a média é de oito ocorrências por dia, em dias de folga esse número salta para 14. Segundo os pesquisadores, a alta está ligada ao maior tempo de convívio dentro de casa.

“Esse tempo maior de convívio aumenta a tensão, aumenta os conflitos. Há uma probabilidade de aumentar o controle do homem sobre a mulher, então ela fica mais subjugada nesse espaço e nesses períodos”, explica Silvana Mariano, coordenadora do estudo.

Ela acrescenta que o consumo de álcool e outras drogas lícitas ou ilícitas também atua como um fator agravante. “O uso dessas substâncias não causa o feminicídio, mas funciona como um disparador diante de um contexto de violência que já vem progredindo.”

A pesquisa ainda aponta que o número de feminicídios aumentou neste ano. Foram mais de 5.582 assassinatos ou tentativas de assassinato de mulheres no Brasil em 2025, 432 casos a mais do que no ano passado, quando foram registrados 5.150. Metade das ocorrências foi cometida com arma branca.

Com informações do SBT News

Deixe seu comentário