Em pronunciamento de Natal, Lula exalta números da economia e se compromete com fim da escala 6×1

Em pronunciamento na véspera do Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou números da economia e se comprometeu com o fim da escala 6X1, que deve ser discutida no Congresso em 2026, antes do período eleitoral.
Lula também ressaltou o restabelecimento dos diálogos com o governo dos Estados Unidos, o que mitigou os efeitos do tarifaço sobre as exportações brasileiras, e afirmou que o combate ao crime organizado seguirá sendo uma das suas prioridades.
Lula reafirmou a vontade de ver o fim da escala 6×1 aprovado ainda em 2026. Na última semana, o presidente já havia afirmado que a economia brasileira está pronta para o fim da escala 6×1 e citou avanços tecnológicos que possibilitariam a redução da carga de trabalho. No final deste ano, a discussão sobre o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho entrou de vez no centro da agenda legislativa.
Enquanto a Câmara debate diferentes alternativas para diminuir o limite semanal, o Senado surpreendeu o governo ao aprovar, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma proposta mais ambiciosa: a redução progressiva para 36 horas semanais. Lula se disse comprometido com a possibilidade.





