Inmet e Apac emitem alerta para calor excessivo e baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) publicaram alertas para a população de 58 cidades do Agreste e do Sertão.
No Agreste chegou a ser registrada a temperatura de 34º durante o dia, chegando a superar os 36º, no Sertão. Ao calor excessivo, junta-se a baixa umidade, deixando o clima ainda mais seco.
A Apac publicou, na última sexta-feira (7), com validade até o dia 14, alerta para as regiões do Agreste, Sertão do Pajeú e do São Francisco, com a umidade relativa do ar ficando abaixo dos 20%.
Nesta segunda (10), o Inmet atualizou o quadro de baixa umidade do ar confirmando a previsão da Apac para as áreas atingidas, incluindo 58 municípios do estado na categoria “Perigo” (entre 20% e 12%).
Nestas condições, aumentam os riscos de incêndio e problemas de saúde, como ressecamento da pela, desconforto nos olhos, nariz e boca.
Apac e Inmet recomendam aos moradores destas regiões, principalmente, o consumo de bastante água e evitar a realização de exercícios físicos entre as 10h e 17h, além do uso de hidratante, recomendando a umidificação dos ambientes da casa.





